Como devo alimentar as crianças com mais de 6 meses

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search
QR for this page

https://www.audiopedia.org/Como_devo_alimentar_as_crian%C3%A7as_com_mais_de_6_meses

Durante os primeiros seis meses, quando o bebê está mais predisposto a riscos, a amamentação protege contra a diarreia e outras infecções comuns, além de fortalecê-lo para as etapas posteriores.

A partir de 6 meses, além do leite materno a criança deve entrar em contato com outros alimentos que fornecerão energia, proteína, vitaminas e outros nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento.

Uma variedade de alimentos - frutas, legumes, carne, frango, peixe, ovos e produtos lácteos - ajuda a satisfazer as necessidades nutricionais da criança. Já a amamentação até os 2 anos ou mais fornecerá uma fonte de nutrientes que protegem contra doenças.

A introdução tardia de uma dieta de alimentos pastosos, semissólidos e sólidos impede a criança de obter os nutrientes que seu corpo precisa. Isso pode retardar o seu crescimento e desenvolvimento. Previamente à introdução de alimentos sólidos, é preciso começar com alimentos pastosos e passando gradualmente para o nível sólido. Quanto maior a variedade de alimentos saudáveis ​​da dieta, mais equilibrada e nutritiva será a dieta de seu filho.

A consistência dos alimentos e sua variedade deve ser adaptada às necessidades da criança e da sua habilidade de comer. Aos 6 meses, as crianças podem comer purê, alimentos amassados, sopas grossas e mingau. Aos 8 meses, a maioria das crianças também pode consumir alimentos que consigam manusear. Já aos 12 meses, a maioria já pode comer os mesmos alimentos que a família.

Os pais e cuidadores não devem dar às crianças alimentos que podem provocar asfixia, como castanhas, uvas ou cenoura crua, ou outros alimentos que, por sua forma ou consistência, possam ficar presos na garganta.

Sources