Como o pai do meu bebê pode me apoiar durante a gravidez e o parto

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search
QR for this page

https://www.audiopedia.org/Como_o_pai_do_meu_beb%C3%AA_pode_me_apoiar_durante_a_gravidez_e_o_parto

Durante a gravidez, perceber que o pai de seu bebê deseja apoiá-la pode ajudar fisica e emocionalmente a gestante. Ele deve certificar-se de que você tem alguém para ajudá-la com seu trabalho. Se ele não puder fazer parte do trabalho, pode tentar chamar alguém para ajudar. Ele também pode garantir que você come alimentos nutritivos e receba assistência pré-natal. Deve também fazer exames e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV. Se ele tem HIV, ele deve usar preservativos durante as relações sexuais.

O pai do bebê pode ajudá-la no trabalho de parto, fazendo o seguinte:

  • assegurando que haja bastante água e comida em casa.
  • trazendo-a parteira ou profissional de saúde para a casa para ajudar com o parto e garantindo que haja transporte disponível em caso de emergência.
  • cuidando dos outros filhos.

Se ele permanece com você durante o parto, pode ajudar dando apoio emocional e físico. Ele pode encorajá-la e motivá-la. Pode dar água para beber, ajudar a você andar ou agachar durante as contrações e massagear suas costas.

Diga ao pai de seu bebê que as primeiras 6 semanas após o parto são as mais importantes para que a mulher recupere sua força e fique saudável novamente. Durante este período, você precisa de muita comida nutritiva e descanso. Ele pode ajudá-la a descansar mais fazendo alguns de seus trabalhos, como transportar água ou lenha, cuidar de outras crianças ou preparar refeições. Se ele não puder ajudar, deve tentar encontrar alguém que possa. Se ele cuidar e seu bebê, você pode dormir e ele vai ficar mais próximo de seu novo bebê.

Ele deve saber que não deve fazer sexo com você até que o sangramento tenha parado para evitar uma infecção no útero.

Por último, mas não menos importante para a mãe e para bebês saudáveis, é melhor esperar pelo menos dois anos entre as gestações. Uma das maneiras mais importantes que o pai de seu bebê pode ajudar a sua família ser saudável é usar o planejamento familiar. Vá à clínica de planejamento familiar e decida em conjunto qual método irá funcionar melhor. Depois compartilhem a responsabilidade.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt010719