Como posso lidar com os conflitos acerca das tarefas domésticas

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search
QR for this page

https://www.audiopedia.org/Como_posso_lidar_com_os_conflitos_acerca_das_tarefas_dom%C3%A9sticas

Apresentamos, a seguir, estratégias para lidar com conflitos referentes às tarefas domésticas:

1. Não pense você que tem de enfrentar todos os seus problemas por conta própria. Não partilhar os seus problemas com os outros pode não só aumentar o seu nível de estresse como, também, ser nocivo à sua saúde, além de também causar um impacto negativo na sua família. Dessa forma, partilhe os seus sentimentos com algumas pessoas em quem você confie. Mesmo que os seus problemas não sejam resolvidos de imediato, falar sobre eles a ajudará a reduzir o estresse e a tensão.

2. Esforce-se para ter pessoas à sua volta (membros da família, amigos, vizinhos) para ajudá-la com os problemas. Se a ajuda não for imediata, tente pedir novamente recorrendo a formas diferentes de explicar as coisas que estão incomodando você. Embora muita gente não vá compreendê-la ou apoiá-la, mais cedo ou mais tarde, alguém reconhecerá as suas necessidades e a apoiará. Às vezes, os homens simplesmente não reconhecem que a mulher pode precisar de ajuda porque não têm consciência de todo o trabalho que a mulher tem de fazer. Assim sendo, tente motivar toda a sua família a trabalhar como uma equipe pelo bem dos seus filhos.

3. Procure encorajar o seu marido a passar algum tempo brincando ou cuidando dos seus filhos. Muitos homens pensam que somente as mulheres devem tomar conta dos bebês e crianças pequenas, mas isso está errado, uma vez que, por meio de estudos, está demonstrado que bebês e crianças cujos pais se envolvem na sua educação, desenvolvem-se muito mais do que as outras e tornam-se mais inteligentes quando crescem. Dessa forma, pergunte ao seu marido se ele, talvez, possa brincar com seu filho, cantar para ele ou até mesmo conversar, pelo menos, uma vez por dia ou pergunte se ele poderia, quem sabe, dar banho, fazer massagem ou colocá-lo para dormir.

4. Partilhe seus problemas com outras mulheres. Com frequência, as mulheres sentem-se ansiosas e tímidas para conversar sobre seus problemas com as outras porque acreditam que ninguém as entenderá ou que as pessoas a desprezarão se conversarem sobre as suas dificuldades; no entanto, se elas não se esforçarem para conhecer ou conversar com outras mulheres, podem perder a oportunidade de dar e receber apoio na sociedade. Você poderia tentar formar um grupo pequeno de mulheres com o intuito de se encontrarem de vez em quando para conversar sobre seus problemas, além de convidar amigas, amigas de suas amigas, vizinhas ou outras mulheres com as quais você trabalha para fazerem parte do grupo. Você descobrirá que muitas dessas mulheres estão enfrentando exatamente os mesmos problemas que você e podem, provavelmente, encontrar meios de apoiar umas às outras, como, por exemplo, partilhando tarefas como cozinhar ou cuidar das crianças uma ou duas vezes por semana.

5. Esforce-se para relaxar de vez em quando mesmo que suas tarefas domésticas ainda não estejam finalizadas. Diversas mulheres acreditam que suprir as demandas do lar é tudo o que importa, além de pensarem que elas não têm o direito de cuidar das próprias necessidades. Isso está errado. Se as mulheres não se cuidarem nem se atentarem às próprias necessidades, elas poderão adoecer e, no fim das contas, os familiares é que terão de cuidar delas; então, estabeleça regularmente um pouco de tempo para você e cuide de sua saúde e bem-estar.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt021008