Devo pensar sobre o planejamento familiar

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search
QR for this page

https://www.audiopedia.org/Devo_pensar_sobre_o_planejamento_familiar

Muitas meninas com deficiência crescem sem nunca receber informações sobre o sexo ou o planeamento familiar. No entanto, a maioria das mulheres com deficiência podem engravidar, mesmo aquelas que não sentem a metade inferior do corpo. Portanto, se você pretende ter relações sexuais e não quer engravidar, precisa usar algum método de planejamento familiar.

Aqui estão alguns princípios que podem ajudá-la a decidir qual método pode ser melhor para você:

Se você já teve um acidente vascular cerebral ou não pode andar e tem que ficar sentada ou deitada o tempo todo, não utilize métodos que incluam hormônios, como pílulas, injeções ou implantes. Todos estes podem causar problemas com a formação de coágulos sanguíneos.

Se você tem muito pouca ou nenhuma sensação na barriga, não use dispositivo intra-uterino (DIU). Se ele não for adequadamente colocado e se existir alguma chance de você ter uma infecção sexualmente transmissível, o dispositivo pode causar uma infecção. Se você não pode sentir, pode não perceber a infecção.

Se você não pode usar bem as mãos, pode ter dificuldade em usar métodos de barreira, como diafragma, preservativo feminino, ou espuma. Você poderia pedir ao seu parceiro para colocar o preservativo para você, desde que se sinta confortável fazendo isso.

Se a sua deficiência está mudando ao longo do tempo, pode precisar mudar também o método de planejamento familiar.

Preservativos ajudam a prevenir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt011111