Como a fumaça e o fogo provenientes do cozimento de alimentos podem danificar a minha saúde
A maioria das mulheres passa muitas horas do dia preparando comida. Isso as coloca em risco por problemas de saúde causados pelo fogo e pela fumaça.
Querosene, outros líquidos combustíveis e gasolina podem causar explosões, incêndios e queimaduras.
Mulheres que cozinham com combustíveis que produzem muita fumaça - como lenha, carvão, esterco de animais ou restos de colheitas - frequentemente têm problemas de saúde. Esses combustíveis causam mais problemas quando são queimados em ambientes fechados, onde a fumaça não pode sair com facilidade. Além disso, se o combustível contém algum produto químico - como pesticidas ou fertilizantes dos restos de colheitas - a fumaça é ainda mais prejudicial.
Respirar a fumaça produzida pelo fogo do cozimento pode causar tosse crônica, resfriado, pneumonia, bronquite, infecção e doença nos pulmões. Respirar a fumaça da queima do carvão pode ainda causar câncer nos pulmões, boca e garganta.
Mulheres grávidas que respiram fumaça podem sofrer de tontura, fraqueza, náusea e dores de cabeça. Visto que o corpo da mulher é menos capaz de lutar contra infecções durante a gravidez, é ainda mais provável durante esse período que ela tenha os problemas pulmonares mencionados anteriormente. A fumaça também pode fazer com que o bebê cresça mais devagar, pese menos no nascimento ou nasça antes da hora.
Mulheres estão mais sujeitas a esses riscos de saúde do que os homens porque passam mais tempo respirando ar enfumaçado. Crianças pequenas que passam a maior parte do tempo brincando perto de fogões tem mais risco de contrair resfriado, tosse, pneumonia e infecções pulmonares.