Como as mudanças na minha vida e na minha comunidade podem me causar problemas de saúde mental

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search

Em muitas partes do mundo, as comunidades estão sendo forçados a mudar rapidamente, seja por razões econômicas ou conflitos políticos. Muitas dessas mudanças exigem que famílias e comunidades alterem completamente seu modo de vida. Aqui estão dois exemplos de mulheres que contam as suas histórias:

"Meu nome é Edhina. Quando a guerra começou, os soldados vieram e forçaram os homens do nosso povo a se juntar ao exército. Algumas mulheres foram violadas. Algumas fugiram para as montanhas, mas era difícil encontrar comida. Nós vivemos agora como refugiados em um acampamento do outro lado da fronteira, que geralmente têm o suficiente para comer, mas muitas pessoas estão doentes. O campo está cheio de pessoas estranhas. Todos os dias eu me pergunto. . . Será que algum dia verei minha casa novamente?"

"Eu me chamo Jurema. A cada ano, nossa terra produzia menos. Tivemos que pedir dinheiro emprestado para comprar sementes, e também tentar comprar fertilizantes, mas as culturas nunca nos deram dinheiro suficiente para pagar o que devíamos ao banco. Por fim, tivemos que deixar a nossa terra. Agora vivemos em um barraco na periferia da cidade. Todas as manhãs, quando eu acordo, procuro o canto dos pássaros que sempre me saudavam pela manhã. Então, lembro-me que não há pássaros aqui. A única coisa que há aqui é mais um dia para limpar o chão da casa de outras pessoas ".

Quando as famílias e comunidades são separadas, ou quando a vida muda tanto que as formas habituais de lidar com os problemas já não funcionam, as pessoas podem começar a sofrer de problemas mentais.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt011505