Como evitar problemas de saúde e crescimento dos meus filhos por desnutrição
Certifique-se de que a criança come com frequência suficiente. Além do leite materno, uma criança de 6 a 8 meses deve comer duas a três vezes por dia, três a quatro vezes por dia a partir de 9 meses. Você também pode incluir um lanche nutritivo uma ou duas vezes por dia; por exemplo, fruta ou pão com manteiga de amendoim. Uma criança com atraso de desenvolvimento ou deficiência pode precisar de mais ajuda e tempo para comer.
Certifique-se de que a criança recebe alimentos suficientes. Uma criança de 6 a 8 meses de idade deve receber inicialmente duas a três colheres de sopa de comida, um montante que deve ser gradualmente aumentado até metade de um copo de 250 mililitros a cada refeição. Entre 9 e 12 meses deve receber meia xícara em cada refeição. Entre 12 e 23 meses, uma criança precisa comer em cada refeição três quartos de um copo e uma xícara dos mesmos alimentos consumidos pela família. A partir de 2 anos deve receber pelo menos um copo cheio em cada refeição. Se a criança terminar de comer e quiser mais, você deve dar mais. Se parece que a não gosta do sabor de um determinado alimento, você deve oferecer outros. Novos alimentos devem ser introduzir gradualmente.
Certifique-se de que as refeições da criança incluem alimentos que sejam fontes de energia e crescimento. Alimentos que ajudam no crescimento da criança são os feijões e outras leguminosas, nozes, carne, peixe, ovos e produtos lácteos. É crucial que a dieta diária inclua alimentos de origem animal. Uma quantidade moderada de óleo traz energia para a dieta. O óleo de palma e outros óleos comestíveis ricos em vitaminas são boas fontes de energia. Alimentos de alta qualidade que promovem o crescimento são especialmente recomendadas para ajudar meninos e meninas a ganhar peso e altura. Alimentos gordurosos excessivamente processados e lanches açucarados são pobres em vitaminas, minerais e outros nutrientes valiosos, e podem fazer uma criança ganhar muito peso sem aumentar proporcionalmente a altura.
Tenha especial cuidado com uma criança doente. Uma criança doente precisa de encorajamento para comer alimentos com frequência e em pequenas quantidades. Você também deve amamentar com mais frequência. Após a doença, a criança precisa comer mais do que antes para voltar a ganhar peso, recuperar a energia e os nutrientes. Se uma criança fica doente com frequência, um profissional de saúde treinado deve examiná-la.
Verifique se o seu filho recebe alimentos suficientes com vitamina A. O leite materno é rico em vitamina A. Outros alimentos que contêm essa vitamina são fígado, ovos, laticínios, óleo de palma vermelho, frutas e vegetais amarelos e laranja e vegetais de folhas verdes. Quando estes alimentos não estão facilmente disponíveis, deve ser dada à criança um suplemento de vitamina A (comprimido ou xarope) a cada quatro a seis meses.
Se o seu filho está sendo alimentado com substituto do leite materno, não utilize uma garrafa e sim um copo de boca larga muito bem lavados.
Garanta que o alimento é mantido limpo. Quando isso não for feito, a criança fica doente com mais frequência. Alimentos crus devem ser lavados ou cozidos em água limpa à partir de uma fonte segura. Alimentos cozidos devem ser consumidos sem demora. Restos de comida devem ser armazenados com cuidado e completamente reaquecidos.
A água limpa é vital para a saúde das crianças. A água deve vir de uma fonte segura e ser mantida limpa e em recipientes fechados por dentro e por fora. A água limpa pode ser obtida à partir de uma fonte que é seja sistematicamente é controlada e depurada com cloro. Também é possível obtê-la à partir de uma fonte de água pública, um poço, uma fonte protegida ou guardar água da chuva. Se a água é obtida à partir de lagos, fontes desprotegidos, poços ou tanques, ela deve ser purificada. A água pode ser tratada em casa por ebulição, filtrada, através da adição de cloro ou desinfecção com luz solar, conforme instruções que fornecidas por um profissional de saúde ou agente qualificado.
Certifique-se de que as fezes são depositadas em uma latrina ou vaso sanitário. Você costuma lavar as mãos com água e sabão ou cinzas e água depois de usar a latrina ou vaso sanitário? Quando isso não é feito, as crianças ficam doentes de várias causas, incluindo parasitas. Nestes casos, elas devem ser tratadas com medicamentos antiparasitários por um profissional de saúde.
Se uma criança pequena é deixada sozinha por muito tempo ou aos cuidados de uma criança maior, a criança menor pode precisar de mais atenção e estimulo dos adultos, especialmente durante as refeições.