Como evitar que o aborto cause a morte
Frequentemente, mulheres em desespero tentam encontrar formas inseguras de interromper uma gravidez. Existem métodos muito perigosos que nunca devem ser utilizados, tais como:
Não introduza objetos afiados, como varetas, arames ou tubos de plástico na vagina ou no útero. Eles podem lesionar o útero e causar sangramentos perigosos e infeções.
Não coloque ervas ou plantas na vagina ou no útero. Isso pode causar queimaduras ou irritar gravemente os tecidos, causando lesões, infecções e sangramentos.
Não introduza substâncias como lixívia, soda cáustica, cinzas, sabão ou querosene na vagina ou no útero. E também não beba nenhuma destas substâncias.
Não tome medicamentos ou remédios caseiros em grandes quantidades para provocar o aborto (nem por via oral nem por via vaginal). Por exemplo, tomar uma grande quantidade de medicamentos para a malária (cloroquina) ou para parar o sangramento após o parto (ergometrina, ocitocina), pois, estes medicamentos podem matá-la antes de causar um aborto.
Não bata no seu abdômen. Não se atire de escadas. Isso pode causar ferimentos e sangramentos dentro do seu corpo, e não necessariamente um aborto.
IMPORTANTE: Nunca introduza nada no seu útero, nem deixe alguém sem formação fazê-lo. Isso pode causar a sua morte.
Evite o aborto inseguro. Previna a gravidez indesejada com o uso de métodos contraceptivos de planejamento familiar.