Como funcionam os métodos hormonais para planejamento familiar

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search

Estes métodos contêm hormônios chamados estrogênio e progesterona, semelhantes aos hormônios de mesmo nome produzidos pelo organismo feminino. Os métodos hormonais incluem:

  • Pílulas, que a mulher toma diariamente.
  • Injeções, geralmente tomadas a cada 12 semanas.
  • Implantes, inseridos no braço da mulher, que duram por alguns anos.

A mulher controla os métodos hormonais e eles podem ser usados sem o conhecimento do homem.

IMPORTANTE! Os métodos hormonais não oferecem nenhuma proteção contra infecções sexuais ou o HIV.

Os métodos hormonais previnem a gravidez, inibindo a ovulação da mulher. Também fazem com que o muco na abertura do útero fique mais espesso o que ajuda a evitar que o esperma entre no útero.

A maioria das pílulas e algumas injeções contêm estrogênio e progesterona e são chamadas de injeções ou pílulas combinadas. Quando utilizadas em conjunto, os dois hormônios oferecem excelente proteção contra a gravidez. No entanto, algumas mulheres não devem usar pílulas ou injeções com estrogênio por motivos de saúde ou quando estão amamentando.

Existem pílulas (as minipílulas), implantes, e algumas injeções, que contêm apenas um hormônio, a progesterona. Estes métodos são mais seguros do que as injeções ou pílulas combinadas para as mulheres que não devem usar estrogênio e para as lactantes.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt020418