Como lidar com conflitos em relação ao sexo

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search

O desejo sexual faz parte natural da vida, e a mulher pode sentir tanto desejo sexual e prazer quanto o homem. Tradicionalmente, ensina-se que o dever da mulher, como esposa, é submeter-se às demandas sexuais do marido e que essa "boa" mulher não tem os próprios desejos sexuais. Esse tipo de ensinamento é errado e prejudicial. É agradável e natural que homem e mulher queiram compartilhar o prazer sexual com seus parceiros. Quando cada parceiro sabe o tipo de conversa sensual e como tocar sexualmente um no outro, ambos podem apreciar mais o sexo.

Converse com seu parceiro sobre sexo. Isso pode ser bastante difícil se vocês nunca falaram sobre isso antes, mas é extremamente importante. Se você não fizer isso, como ele poderá saber que você não está apreciando o sexo? Diga a ele o que você gosta e o que não gosta. Seu parceiro pode simplesmente não perceber que o seu corpo reage de modo diferente ao toque sexual de como o corpo dele reage. Ensine a ele o que faz você ficar excitada.

Sexo, frequentemente, começa com beijos, toques, conversas e olhares que fazem com que a pessoa fique excitada. Geralmente, leva mais tempo para a mulher ficar excitada e atingir o orgasmo do que para o homem; portanto, peça um tempo ao seu parceiro e que tenha paciência quando estiver tendo relações sexuais com você.

Quase todas as mulheres são capazes de atingir o orgasmo, mas muitas nunca o atingem ou o atingem de tempos em tempos. Quando a mulher quer, ela é capaz de descobrir como atingir o orgasmo, seja tocando em si mesma ou dizendo ao parceiro onde tocá-la. O ato de se tocar não esgota o desejo sexual, além de ser uma boa maneira de a mulher conhecer o próprio corpo e que tipo de toque sexual a satisfaz, com o intuito de mostrar ao parceiro.

A quantidade de desejo que uma mulher sente pode sofrer alterações no decorrer do seu ciclo menstrual, ou durante certos momentos da vida. Se você ou seu parceiro não têm vontade de ter relações sexuais, tentem perdoar um ao outro e conversar a respeito disso. Permita-se ter relações sexuais quando ambos desejarem, e tente fazer coisas que despertem o desejo dos dois.

O sexo não deve ser doloroso. Dor durante o sexo, geralmente, é um sinal de que algo está errado. A mulher pode sentir dor durante o sexo quando:

  • o parceiro penetra muito rápido nela, antes que esteja suficientemente relaxada e lubrificada;
  • ela se sente culpada ou com vergonha, ou não quer fazer sexo;
  • ela tem uma infecção (você deve procurar assistência média para fazer uma avaliação);
  • ela sofreu mutilação genital.

IMPORTANTE: caso suspeite ou descubra que seu marido está sendo infiel, não tenha relações sexuais com ele a menos que ele esteja disposto a usar preservativo. Se ele estiver tendo relações sexuais com outras pessoas, ele pode contrair uma DST (doença sexualmente transmissível), como HIV/AIDS, e, consequentemente, infectá-la. Tanto homens quanto mulheres podem contrair uma DST, mas uma mulher pode ser mais facilmente infectada por um homem do que o oposto; sendo assim, você corre mais risco.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt021014