Como posso construir um fogão que produz menos fumaça

From Audiopedia
Jump to: navigation, search
QR for this page

https://www.audiopedia.org/Como_posso_construir_um_fog%C3%A3o_que_produz_menos_fuma%C3%A7a

Este é um exemplo de fogão fácil de fazer. Você pode adaptá-lo para o combustível que você usa e os materiais disponíveis em sua localidade.

Você vai precisar de:

  • uma lata grande (5 galões), como uma lata de óleo de cozinha, lata de molho de soja, lata de tinta grande (bem limpa), ou uma lata de embalagem de suprimentos médicos. Este será o corpo do fogão. Tijolos também podem ser usados, mas uma lata grande é melhor porque é fina e não absorve tanto calor.
  • um tubo de metal para fogões de 12 centímetros de diâmetro com uma curva (cotovelo) de 90 graus. O tubo deve ser mais longo de um lado do que do outro cotovelo. Você também precisa de uma tubulação do fogão diretamente para segurar o lado mais curto do tubo dobrado. Esses tubos são utilizados para criar uma câmara de combustão e uma chaminé para o fogão. (Em vez de chaminés, podem ser usadas 4 ou 5 latas de estanho sem as partes superior e inferior).
  • material de isolamento, como cinzas de madeira, pedra-pome, vermiculita, coral morto ou folha de alumínio.
  • abridor de lata ou tesoura para cortar o metal.
  • metal adicional para fazer uma 'saia' ao redor da panela.
  • uma grade ou grelha pesada para a parte de cima do fogão, onde a panela é colocada.

Como fazer o fogão:

Use o abridor de lata ou tesoura para remover a tampa da lata grande. Faça um buraco de 10 centímetros de diâmetro no meio da tampa para a chaminé. Adicione outro furo de 10 centímetros de diâmetro, na parte inferior do lado oposto da lata, a cerca de dois centímetros a partir do fundo da lata para a câmara de combustão. Os tubos ou latas que são usadas para a chaminé devem se encaixar nos orifícios cortados.

Coloque o tubo de cotovelo para fogão dentro da lata de modo que uma das extremidades saia do orifício cortado. Faça dois cortes paralelos a uma distância de 1 cm um do outro na extremidade longa do tubo e dobre a seção de corte, de modo a formar uma base. Isso vai evitar que o tubo deslize para o interior da lata. A seção maior do tubo é a câmara de combustão (onde o combustível é queimado). Prenda o tubo reto na seção curta de tubo dobrado para formar uma chaminé que termine a 2 ½ polegadas abaixo da parte superior da lata. Faça uma base no tubo de modo que ele também não escorregue para dentro da lata.

Nota: uma lareira feita com latas só vai durar de 1 a 3 meses e, em seguida, você terá de substituí-la. Para aumentar o tempo de duração, tente construir uma chaminé de argila. Misture três partes de areia com duas de argila. Coloque a mistura ao redor da chaminé feita de latas. Após a secagem, você terá uma lareira de argila com o material de isolamento ao redor dela.

Encha o corpo do fogão, em torno da chaminé, com um material isolante, como cinzas de madeira.

Substitua a tampa da lata na parte superior do material de isolamento e em torno da chaminé.

Utilize uma lata para construir uma prateleira no interior da câmara de combustão. Remova o topo e fundo da lata e achate-a. Em seguida, corte em forma de T para que ela caiba dentro do tubo. A parte superior do T deve ficar para fora para impedir que a prateleira deslize para dentro. Coloque um tijolo ou pedra sob o lado externo da prateleira para apoiar a lenha que irá queimar.

Use a grade ou grelha do fogão para colocar a panela sobre ele.

Com o metal adicional, construa uma 'saia' que rodeie a panela. Deve haver um espaço de ½ cm entre a 'saia' e a panela (meça o espaço entre o 'saia' e a base da panela). Para construir uma 'saia' ainda melhor, faça uma 'saia' dupla e coloque um material isolante entre as 2 folhas de metal.

Se você precisa cozinhar dentro de casa, coloque o fogão em uma parede que tenha uma abertura. A fumaça subirá e sairá do local.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt030106