Como posso evitar a pneumonia

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search

As famílias podem ajudar a prevenir a pneumonia, garantindo que bebês sejam exclusivamente amamentados durante os primeiros seis meses de vida e que todas as crianças estejam bem-nutridas e totalmente imunizadas.

A amamentação ajuda a proteger os bebês de pneumonia e outras doenças. É importante que durante os primeiros seis meses de vida do bebê a amamentação seja o método de alimentação exclusivo.

A partir dos 6 meses, o bebê deve comer outros alimentos saudáveis ​​e continuar a amamentação, para garantir que ele receba os nutrientes necessários para se manter saudável e estar menos suscetível a infecções respiratórias e a outras doenças. Alguns exemplos de alimentos saudáveis ​​são frutas, legumes (especialmente verduras), fígado, óleo de palma vermelha, laticínios, peixe e ovos.

Guardar água limpa e ter boas práticas de higiene pode ajudar a reduzir o número de infecções respiratórias e outras doenças, como diarreia. Essas práticas incluem lavar frutas e vegetais, manter as superfícies de preparação de alimentos limpas, e lavar as mãos com água e sabão ou um substituto, como água e cinzas.

Todas as crianças devem receber um conjunto completo de vacinas. A proteção precoce é fundamental: vacinas durante o primeiro e segundo ano são especialmente importantes. Com elas, a criança ficará protegida contra sarampo, coqueluche, tuberculose e outras doenças respiratórias, que podem causar pneumonia.

Os pais e outros cuidadores devem garantir que meninos e meninas recebam alimentos saudáveis e variados e todas as vacinas. Os profissionais de saúde podem oferecer aos pais e cuidadores informações sobre nutrição, higiene e imunizações bem como a capacidade de proteger contra a pneumonia e outras doenças.

As crianças são mais propensas a pegar pneumonia e outras doenças respiratórias quando vivem em um ambiente onde há fumaça. A exposição ao fumo pode prejudicar as crianças mesmo antes do nascimento, portanto mulheres grávidas não devem fumar ou ficar expostas ao fumo. Em particular, é importante manter os bebês longe de cozinhas esfumaçadas e fogos usados ​​para cozinhar. Adolescentes devem ser estimulados a evitar o tabagismo e informar seus amigos sobre os perigos que isso implica.

O fumo passivo é especialmente prejudicial para crianças e jovens. Ele permanece no ar por horas após cigarros ou cachimbos terem sido apagados. Não fumantes que inalam a fumaça são mais propensos a infecções respiratórias, asma e câncer.

Sources