Como posso falar com meu parceiro sobre o tema 'sexo seguro'

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search

Se você acha que seu parceiro irá apoiar o seu desejo de praticar sexo seguro, tente discutir com ele os riscos para a saúde que estão associados ao sexo. No entanto, isso nem sempre é fácil! Para a maioria das mulheres é ensinado que não é "apropriado" falar sobre sexo - especialmente com seus parceiros ou homens - por isso as mulheres têm pouca prática. Um homem pode falar com outros homens sobre o sexo, mas muitas vezes se sente desconfortável para falar com a sua parceira. Aqui estão algumas sugestões:

  • Concentre-se em segurança. Ao falar sobre sexo seguro, o seu parceiro pode dizer que você não confia nele. Diga que a questão não é de confiança, mas de segurança. Uma pessoa pode ter uma infecção sexualmente transmissível sem saber, ou pode contrair o HIV de maneira que nada têm a ver com o sexo. Portanto, é difícil para qualquer um saber com certeza que não está infectado. Sexo seguro é uma boa ideia para qualquer casal, embora ambos sejam parceiros fiéis.
  • Comece treinando com um amigo. Peça a um amigo para fazer o papel do seu parceiro e pratique com ele o que você gostaria de dizer. Tente pensar em todas as coisas que seu parceiro pode dizer e ensaie as respostas. Lembre-se que ele provavelmente se sente nervoso, de modo que você deve tentar ajudá-lo a se acalmar.
  • Não espere até que estar prestes a ter relações sexuais para falar com o seu parceiro. Escolha um momento privado quando os dois estão se entendendo. Se você parou de fazer sexo porque teve um bebê recentemente ou porque um de vocês foi tratado de uma infecção nos órgãos genitais, tente falar com ele antes de ter relações sexuais novamente. Se você e seu parceiro vivem longe um do outro, ou se têm de viajar muito, fale de antemão sobre o que significaria para a saúde sexual do casal se um ou ambos tiverem outros parceiros sexuais.
  • Saiba o máximo possível sobre os riscos do sexo e como torná-lo mais seguro. Talvez o seu parceiro não saiba muito sobre infecções sexuais, as formas de transmissão e os efeitos que podem ter para a saúde a longo prazo. Se assim for, ele não consegue entender os verdadeiros riscos do sexo desprotegido. Essa informação pode convencê-lo da necessidade de métodos de sexo seguro.
  • Use o exemplo de outras pessoas ("Meu irmão me disse que ele sempre usa camisinha"). Às vezes, saber que outros estão usando influencia o seu parceiro para começar a fazer o mesmo.
Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt010511