Depois de a pessoa ter superado a dependência física, é importante aprender a permanecer livre de drogas e álcool para evitar o desenvolvimento do problema novamente. A melhor maneira de fazer isto é desenvolver competências para enfrentar a vida. Isto não é fácil e vai demorar algum tempo.
Uma mulher que tenha abusado de drogas ou álcool, muitas vezes sente-se inútil e muito envergonhada. Ela precisa aprender que é capaz de fazer as mudanças necessárias para melhorar a sua vida. Uma maneira de começar é ir fazendo pequenas mudanças que a ajudem a provar a si mesma, e aos outros, que é capaz de lidar com os problemas.
Seguem algumas ideias que ajudarão outras mulheres a desenvolver competências para lidar com a vida:
Depois de ter parado de beber, comece, o mais rápido possível, a comer alimentos (ou bebidas) ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Os seguintes alimentos ajudam o corpo a se recuperar: fígado, leveduras, pães feitos com trigo integral, outros grãos integrais, feijões e vegetais verde-escuros. Se você não pode comer, vitaminas podem ajudar. Tome uma multivitamina ou uma vitamina do complexo B que contenha ácido fólico.
Crie uma rede de apoio com pessoas que lhe são próximas e peça ajuda quando necessário. É muito mais fácil pensar sobre os problemas e começar a resolvê-los quando se pode falar e trabalhar sobre eles com outras pessoas.
Tente resolver um problema de cada vez. Assim, os problemas não vão parecer tão grandes que você não consiga enfrentá-los.
Tente conversar com um amigo ou alguém da sua confiança sobre as coisas que a preocupam ou incomodam, ou que lhe trazem tristeza ou irritação. Você pode começar a entender porque se sente dessa forma e o que pode fazer para se sentir melhor.
Trabalhe com os outros num projeto para melhorar a sua comunidade. Isto irá provar a você mesmo que você sabe como fazer a mudança. Você pode descobrir que isto irá ajudar a fazer mudanças pessoais também.
Reúna-se regularmente com outros que também estejam lutando para se livrar do álcool ou drogas.
Evite ir a lugares onde você vá sentir pressão para consumir álcool ou drogas. Trabalhe com outros para organizar eventos sociais sem álcool e drogas.
Sources
Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.