Como posso lidar com conflitos sobre planejamento familiar e intervalo entre gestações

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search

A fim de resolver conflitos relacionados ao planejamento familiar será necessário que você fale com seu marido ou parceiro sobre o uso do planejamento familiar e sobre o método que você utilizará. Para facilitar a conversa pode ser útil compartilhar as seguintes informações com ele:

  • Mulheres com idade inferior a 18 anos são mais propensas a morrer durante o parto porque seus corpos não estão totalmente desenvolvidos, e seus bebês têm mais chances de morrer durante o primeiro ano de vida. Por isso, é melhor não engravidar tão cedo.
  • Mulheres mais velhas enfrentam mais perigo na gravidez, especialmente se elas têm outros problemas de saúde ou se tiveram muitos filhos. Por isso, é melhor não engravidar muito tarde.
  • O corpo da mulher precisa de tempo para se recuperar entre as gestações; portanto, um espaçamento adequado entre gestações é mais seguro para as mulheres e seus filhos; então, é melhor que o intervalo entre as gestações não seja muito curto.
  • Uma mulher com mais de quatro filhos tem maior risco de morrer após o parto por conta de hemorragia e outras causas. Por isso, é melhor não ter muitos bebês.
  • Ter menos filhos significa menos pressão econômica na família e isso permitirá ao marido a possibilidade de cuidar melhor de sua família. Assim, com menos filhos, uma família pode ter melhor padrão de vida e melhor educação para seus filhos.
  • Menos filhos pode significar mais tempo para o casal aproveitar entre si e aproveitar a companhia dos filhos.
  • O planejamento familiar também pode ajudar a um casal a aproveitar mais o sexo porque eles não precisam mais temer uma gravidez indesejada. No entanto, estar protegida contra a gravidez indesejada não significa que as mulheres desejam fazer sexo com outros homens.

Se o seu marido ainda não quer que você use o planejamento familiar depois de saber sobre seus benefícios, você deve decidir se irá usá-lo de qualquer maneira, a fim de se proteger. Se você fizer isso, pode precisar escolher um método que pode ser usado sem o consentimento do seu parceiro. Não importa onde você mora, você será mais saudável se tiver o controle sobre quantos filhos você terá, e quando tê-los.

Portanto, optar ou não pelo planejamento familiar deve ser sempre a sua escolha.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt021013