Se as fezes entram em contato com a água potável, alimentos, mãos, utensílios e superfícies utilizadas para preparar alimentos, crianças e adultos podem ingerir germes que causam diarreia.
Veja a seguir as etapas que devem ser seguidas para impedir a propagação da cólera ou diarreia:
Lave sempre as mãos com água e sabão ou um substituto, como cinzas e água depois de defecar, depois de ter tido contato com fezes, depois de manusear e preparar a comida, antes de comer e antes de alimentar as crianças.
As crianças muitas vezes colocam as mãos na boca, por isso é importante manter a casa limpa e ensinar as crianças a lavar as mãos corretamente e com frequência, especialmente depois de defecar e antes de comer.
Descartar todas as fezes, incluindo as dos bebês, crianças e jovens em uma latrina, vaso sanitário ou enterrar. Desinfetar os lugares que tenham estado em contato com as fezes.
Use água potável.
Lave, descasque ou cozinhe todos os alimentos: Descasque frutas e vegetais ou lave-os com água limpa, especialmente se há crianças que os comem crus. Prepare e cozinhe bem os alimentos antes de comer (a comida deixada de fora pode reunir germes que causam diarreia). Depois de duas horas, os alimentos cozidos não são seguros, a menos que sejam mantidos muito frios ou muito quentes. Enterrar, queimar ou eliminar de forma segura todos os restos de alimentos para impedir que moscas propaguem doenças.
Amamentar como método exclusivo de alimentação para os primeiros seis meses de vida e continuar com a amamentação depois de seis meses pode ajudar a reduzir os riscos associados à diarreia.
A imunização contra o rotavírus (onde recomendado e disponível) ajuda a reduzir o número de mortes por diarreia causadas por este vírus.
Suplementos de vitamina A e zinco podem reduzir o risco de diarreia. Os alimentos que contêm vitamina A incluem leite materno, fígado, peixe, produtos lácteos, frutas e vegetais alaranjados ou amarelos, e vegetais de folhas verdes. Incluir o zinco como parte do tratamento contra a diarreia durante 10-14 dias ajuda a atenuar a sua gravidade e duração, e também protege a criança de futuros episódios de diarreia por um período de até dois meses.