E que posso fazer se sou vítima de agressão sexual

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search

Se uma mulher consegue resistir a um ataque, ela geralmente consegue evitar ser estuprada, mesmo que o estuprador tenha uma arma. É importante que as mulheres tentem impedir a violação de todas as maneiras que puder. Quanto mais as coisas tentar, melhor chances de evitar a violação terão. Elas também sofrerão menos lesões e terão menos problemas de saúde mental, mais tarde.

É impossível saber de antemão como uma mulher irá reagir se alguém tentar estuprá-la. Algumas mulheres ficam com raiva e se enchem de uma força que não sabiam que tinham. Outras sentem que não podem se movimentar. Se isso acontecer com você, saiba que você vai fazer tudo o que puder.

Aqui estão algumas ideias que podem ajudar durante uma agressão sexual:

  • Não chore, não implore e não ceda. Isso em geral é inútil. Na verdade, as mulheres que fazem isso muitas vezes sofrem mais lesões do que as mulheres que tentam se defender.
  • Fique atenta. Observe o estuprador com atenção. Pode haver momentos em que ele não está olhando para você ou que ele perca o controle.
  • Tente coisas diferentes. Chute, grite, negocie, engane-o - faça o que puder para fazê-lo pensar que você é uma vítima fácil. Tente fazer com que ele entenda que você é uma pessoa, não um objeto.
  • Se você conhece o estuprador, diga-lhe como você se sente. Não deixe pensar que as mulheres gostam de ser estuprada. Faça ciente do que você está fazendo isso.
  • Se o estuprador é um estranho, tente memorizar sua aparência. Ele é alto? Tem cicatrizes, marcas e tatuagens? Que tipo de roupa ele está usando? Tente lembrar dessas coisas para contar a polícia e para alertar outras mulheres em sua comunidade.
  • Se vários homens estão tentando estuprá-la, ou se o estuprador tem uma arma, você ainda pode resistir, mas em geral é melhor não tentar lutar fisicamente.
  • Use o seu melhor julgamento. Só você pode decidir o quanto resistir. Em algumas situações, como durante a guerra, o estuprador pode não ter nenhuma razão para não matar você, se você resistir.


Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt020312