O que acontecerá se eu for à polícia
Na maioria dos lugares, o estupro é um crime. Mas pode levar um longo tempo e ser muito difícil provar que você foi estuprada.
Sempre vá acompanhada à polícia.
A polícia vai te perguntar o que aconteceu. Se você conhecer o estuprador, diga quem ele é. Caso contrário, terá que descrever a aparência dele. Poderá ter de ir com a polícia tentar encontrá-lo. Também pode ser requisitado um exame feito com um médico que trabalhe com a polícia. Este não será um exame para ajudá-la a se recuperar, mas para provar que você foi estuprada.
Em alguns países, mulheres têm trabalhado com a polícia para que hajam mulheres policiais especialmente treinadas para ajudar as vítimas de violência e estupro.
Se o estuprador for preso, você terá que identificá-lo, seja diante da polícia ou perante um juiz no tribunal. Se houver um julgamento, tente encontrar um advogado que tenha experiência prévia em casos de estupro. O advogado irá dizer o que você pode esperar e ajudá-la a se preparar para o julgamento. Sempre tenha alguém com você.
Nunca é fácil ir a tribunal por causa de um estupro. Descrever o que aconteceu pode fazer você sentir a experiência do estupro outra vez. Nem todas as pessoas serão compreensivas. Talvez algumas pessoas tentem culpar você ou dizer que você está mentindo.