Se tiver sintomas de uma infecção sexual ou acha que está em risco de ter uma, você deve iniciar o tratamento imediatamente. Infelizmente, os testes para DSTs não estão disponíveis em muitos lugares, podem muitas vezes ser caros e nem sempre são confiáveis. A falta de testes disponíveis a baixo custo e com resultados corretos para DSTs é um grande problema para as mulheres. Isso pode levar as mulheres a tomarem medicamentos que não precisam e que não podem pagar e que causam efeitos colaterais.
Comece o tratamento o mais cedo possível.
Não espere até que você esteja muito doente. O tratamento irá protegê-la de problemas mais graves no futuro e evitar que infecte outras pessoas.
Faça o teste, se disponível. Você pode ter outra infecção sexual, mesmo sem sinais/sintomas.
Ajude o seu parceiro a receber tratamento ao mesmo tempo que você. Se ele não se tratar, irá infectá-la quando tiverem relações sexuais.
Proteja-se ao ter relações sexuais - pratique sexo seguro. Você pode contrair HIV ou outras doenças sexualmente se não estiver protegida.
Tente fazer o teste de HIV. DSTs e HIV frequentemente ocorrerem simultaneamente.
Certifique-se de tomar toda a medicação até ao fim, mesmo que os sintomas comecem a desaparecer. Você não ficará curada até tomar toda a medicação necessária e a medicação leva tempo para fazer efeito. Se os sintomas não desaparecem depois de tomar a medicação, consulte um profissional de saúde. Dor e corrimento vaginal podem ser sinais de outros problemas, como câncer.
Sources
Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.