Por que as drogas e o álcool podem ser mais prejudiciais para as mulheres

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search
QR for this page

https://www.audiopedia.org/Por_que_as_drogas_e_o_%C3%A1lcool_podem_ser_mais_prejudiciais_para_as_mulheres

Além dos problemas que podem afetar qualquer pessoa que abusa de drogas ou álcool, as mulheres podem sofrer alguns problemas médicos específicos:

Mulheres que bebem grandes quantidades de álcool ou usam muitas drogas, têm maior risco do que os homens de desenvolver uma doença hepática.

Muitas mulheres são forçadas a ter relações sexuais contra a vontade quando bebem álcool ou usam drogas. Isso pode resultar em gravidez indesejada e infeções sexuais, incluindo o HIV.

Quando uma mulher grávida consume drogas e álcool, o seu bebé também consome. Se utilizadas durante a gravidez estas substâncias podem causar deficiências físicas e mentais nos bebés, tais como:

  • problemas no coração, ossos, órgãos genitais, cabeça e rosto;
  • baixo peso ao nascer;
  • crescimento lento;
  • dificuldades de aprendizagem;
  • problemas comportamentais;
  • o bebé pode nascer dependente de drogas e sofrer os mesmos sinais de abstinência de um adulto.

As mulheres sentem mais vergonha: Na maioria das comunidades, o comportamento das mulheres em público é controlado de forma mais rigorosa do que o comportamento dos homens. Muitas vezes é considerado normal para os homens beber álcool ou usar drogas, mas não para mulheres. Se uma mulher perde o controle do seu comportamento devido ao uso excessivo de álcool ou drogas, ela é considerada uma "mulher promíscua", mesmo se não tiver relações sexuais com outras pessoas. Para evitar os constrangimentos resultantes do abuso de álcool ou drogas em público, é mais provável que as mulheres bebam ou usem drogas controladamente por um longo período, em vez de consumirem uma grande quantidade de uma só vez. Este este tipo de consumo facilita o controle do comportamento, mas também facilita a manutenção do problema com a bebida ou droga em segredo, o que fará com que a mulher leve mais tempo para pedir ajuda ou tratamento. Todos estes comportamentos aumentam o danos resultantes do abuso de álcool ou drogas.

O abuso de álcool e drogas agrava situações de violência, sobretudo em casos de violência doméstica: As mulheres que têm um parceiro que abusa de drogas ou álcool muitas vezes são vítimas de espancamento, ou até mesmo morte, pelas mãos do seu parceiro.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt010307