Porque não amamentar pode ser prejudicial
As empresas que produzem leite artificial (com a fórmula para recém-nascidos) querem que as mães alimentem os seus bebés com esse tipo de leite para que as empresas possam lucrar mais. Usar mamadeiras e dar ao bebê esse tipo de leite não é seguro. Milhões de recém-nascidos que são alimentados por meio mamadeira ou com leite artificial tornam-se desnutridas, doentes ou até mesmo acabam morrendo.
O leite artificial ou outros tipos de leite, como o leite enlatado e leite de outros animais, não protegem os bebês de nenhuma doença.
O leite artificial ou outros tipos de leite podem causar doenças e a morte. Se a mamadeira, o bico ou a água do leite artificial não for devidamente fervida, o bebê irá ingerir germes nocivos e terá diarreia.
Quando os bebês são amamentados, eles usam a língua para mamar ou para sugar o leite da mama. É muito diferente do movimento que a boca faz quando retira o leite da mamadeira. Quando o bebê chupa a mamadeira, pode se esquecer de como mamar na mama. E se o bebé não mamar o suficiente, o leite da mãe vai diminuir e o bebê vai parar de ser amamentado completamente.
Dar de mamar com mamadeira custa muito dinheiro. Para apenas um bebé, uma família iria precisar de 40 quilos de leite em pó em apenas um ano. Comprar leite e combustível para aquecer a água pode custar mais do que os ganhos de uma família durante uma semana - até mesmo um mês. Alguns pais tentam fazer com que o leite comprado dure mais, usando menos pó. Isso faz com que o bebé fique desnutrido, tenha um crescimento lento e adoeça facilmente.
IMPORTANTE: uma mulher que tem HIV (AIDS) deve procurar a maneira mais segura de alimentar o seu bebê. Se você tiver HIV, fale com um profissional de saúde sobre este assunto.