Quais crenças prejudiciais podem causar conflitos familiares

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search
QR for this page

https://www.audiopedia.org/Quais_cren%C3%A7as_prejudiciais_podem_causar_conflitos_familiares

Infelizmente, em muitos países a desigualdade entre gêneros e as relações de poder desiguais entre homens e mulheres ainda existem. Essa desigualdade frequentemente está enraizada em crenças errôneas e prejudiciais, tais como:

  • os homens são superiores às mulheres;
  • as mulheres são inúteis e um fardo para as suas famílias;
  • os homens têm direitos prioritários sobre as mulheres;
  • o que acontece entre quatro paredes, dentro do seio familiar, não é da conta de ninguém.

Muitas famílias valorizam meninos mais que as meninas porque os meninos podem contribuir mais para o sustento familiar e sustentam os pais quando mais velhos, realizam cerimônias depois que seus pais morrem, e podem perpetuar o nome da família. Como resultado, as meninas frequentemente são amamentadas por um tempo mais curto, recebem menos comida e cuidados médicos, além de receberem pouca ou nenhuma educação.

Em muitas comunidades, a mulher não pode ter ou herdar propriedades, ganhar dinheiro ou obter crédito. Se ela se divorcia, pode ser que não tenha direito à guarda dos filhos ou à posse dos próprios bens. Mesmo se tiver direitos legais, as tradições de suas comunidades podem restringir o controle sobre sua própria vida. Com frequência, a mulher não pode decidir como o dinheiro de sua família será gasto ou quando procurar serviços de saúde, além de não poder viajar ou participar de decisões da comunidade sem a permissão de seu marido.

Quando esses direitos são negados às mulheres, elas passam a depender dos homens para sobreviver. Dessa forma, elas não podem querer coisas que contribuam para uma vida melhor; frequentemente, falta-lhes poder no relacionamento com o marido e, portanto, têm pouco ou nenhum controle sobre quando terão filhos e quantos serão, ou até mesmo sobre como seus maridos se relacionam com outras mulheres.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt021003