Quais os métodos seguros para a realização de um aborto

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search
QR for this page

https://www.audiopedia.org/Quais_os_m%C3%A9todos_seguros_para_a_realiza%C3%A7%C3%A3o_de_um_aborto

Um profissional de saúde experiente pode realizar um aborto das seguintes formas:

Aborto através de sucção (aspiração uterina a vácuo). Este método de aborto consiste na aspiração do conteúdo uterino através de um tubo especial (cânula), inserido pela da vagina e colo do útero, acoplado a um dispositivo que faz a sucção. Pode ser realizado com a mulher consciente, mas, às vezes, utiliza-se um anestésico para entorpecer o colo do útero e aliviar a dor. Quando a aspiração a vácuo é feita à mão (aspiração manual), o conteúdo uterino é removido utilizando uma seringa especial. Nos outros casos, é usada uma bomba elétrica. A aspiração a vácuo é simples e segura, e demora entre 5 a 10 minutos. É geralmente realizada numa clínica ou centro de saúde. Esse tipo de aborto é seguro se for realizado durante as primeiras 12 semanas (3 meses) de gestação.

Aborto por curetagem uterina (dilatação e curetagem). O conteúdo uterino é removido através de raspagem com uma cureta, um pequeno instrumento cortante em forma de colher, especial para a raspagem do útero. A cureta é maior que a cânula, por isso, é necessário dilatar o colo do útero antes de inserir a cureta. Esse processo de dilatação pode causar dor. A curetagem é um método que demora entre 15 a 20 minutos, é mais doloroso e mais caro que a aspiração/sucção. Normalmente é feita numa sala de operações com a mulher anestesiada.

Aborto induzido com medicamentos (aborto médico). Alguns medicamentos recentes são utilizados por médicos e outros profissionais de saúde para induzir o aborto. Este é o chamado aborto médico. Estes medicamentos provocam contrações no útero e causam a consequente expulsão do conteúdo uterino. Os medicamentos podem ser engolidos ou dissolvidos na boca. Quando o medicamento correto é usado, um aborto deste tipo pode ser muito seguro e eficaz. Uma vez que nada é inserido no útero, existe menor risco de pegar infeções, que geralmente matam muitas mulheres que fazem abortos inseguros.


Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt020208