Quais são as ideias prejudiciais sobre a comida
Em muitas partes do mundo, certas tradições e crenças sobre as mulheres e os alimentos são mais prejudiciais do que úteis. Por exemplo:
Não é verdade que as meninas precisam de menos comida do que os rapazes.
Algumas pessoas acreditam que as crianças precisam de mais alimentos. Isso é errado! As mulheres trabalham tanto quanto os homens, ou até mais do que os homens na maioria das comunidades, e precisam ser tão saudável quanto eles. Meninas pequenas que são saudáveis e bem nutridas tornam-se mulheres saudáveis e sofrem menos problemas na escola e no trabalho.
Não é verdade que as mulheres devem evitar certos alimentos durante a gravidez e amamentação.
Em algumas comunidades, as pessoas acreditam que as mulheres não devem comer certos alimentos -como feijão, ovos, frango, produtos lácteos, carne, peixe, fruta ou legumes- em diferentes momentos de sua vida. Estes momentos incluem, quando a mulher esta menstruada, grávida, logo após o parto ou durante a menopausa. Mas as mulheres precisam de todos esses alimentos, especialmente durante a gravidez e durante a amamentação. Evitar comê-los pode causar fraqueza, doença e até mesmo a morte.
Não é verdade que uma mulher deve alimentar a sua família em primeiro lugar.
Às vezes é ensinado à mulher que ela deve alimentar a sua família antes de alimentar a si mesma. Ela só come as sobras e muitas vezes não come tanto quanto o resto da família. Isso nunca é saudável, e quando uma mulher está grávida ou acabou de ter um bebê, pode ser muito perigoso. Se a família não ajudá-la a comer bem, nos a encorajamos a fazer o que for preciso para obter comida suficiente. Ela pode precisar comer enquanto cozinha ou esconder comida para comer quando o marido estiver fora de casa.
Não é verdade que um doente precisa de menos comida do que uma pessoa saudável.
Uma boa nutrição não só previne doenças, mas também ajuda a pessoa a combater a doença e a se recuperar. Como regra geral, os mesmos alimentos que são bons para uma pessoa saudável, são bons para essa pessoa quando ela está doente.