Quais são os conflitos comuns em relação às crianças

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search
QR for this page

https://www.audiopedia.org/Quais_s%C3%A3o_os_conflitos_comuns_em_rela%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0s_crian%C3%A7as

Em diversos países, as mulheres não são valorizadas ou respeitadas por suas famílias. Muitas famílias, especialmente em países subdesenvolvidos, dão preferência aos meninos do que às meninas porque se espera que os meninos ofereçam sustento à família quando ficarem mais velhos. Dessa forma, é mais provável que as famílias deem aos filhos homens, e não às mulheres, toda a instrução e cuidados de saúde. Várias mulheres não concordam mais com esse costume; elas desejam melhores condições de vida para suas filhas e estão dispostas a se oporem às tradições e a discutirem com seus maridos sobre a maneira como tratar e instruir as crianças independentemente do sexo.

Como resultado da crença amplamente difundida de que meninas são um fardo nas famílias e na sociedade, e apesar do fato de que tal crença não é apoiada pela lei em todos os lugares do globo, em diversos países algumas famílias ainda pressionam mulheres grávidas a praticarem o aborto em fetos do sexo feminino e, ainda, de modo passivo, a matarem crianças do sexo feminino mediante a privação de alimentos e outras necessidades, tais como cuidados de saúde. Na Índia, por exemplo, em torno de 750 mil meninas são abortadas anualmente, de modo que é bastante difícil que mulheres sejam capazes de salvar uma criança do sexo feminino.

Em muitos países subdesenvolvidos, a pressão imposta em mulheres para ter filhos do sexo masculino é espantosa. Com frequência, aquelas que fracassam nessa tarefa são maltratadas (pelos maridos, parentes e outros membros da família), torturadas ou até mesmo expulsas de casa. Na melhor das hipóteses, sobre elas recai um sentimento de culpa; além disso, sua reputação é drasticamente rebaixada entre os membros da família.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt021009