Quais são os conflitos comuns sobre os papéis do homem e da mulher

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search
QR for this page

https://www.audiopedia.org/Quais_s%C3%A3o_os_conflitos_comuns_sobre_os_pap%C3%A9is_do_homem_e_da_mulher

Em geral, o emprego é muito importante e positivo para as mulheres; ganhar o próprio dinheiro faz com que elas tenham mais controle e influência dentro da família, aumenta a independência, o status social e o contato social.

Se ambos os parceiros ganham dinheiro, a família tem mais renda e pode ter uma vida melhor, e muitas mulheres se dizem orgulhosas e mais satisfeitas quando trabalham e assumem mais responsabilidades financeiras nas suas famílias; no entanto, alguns homens não gostam quando suas mulheres são mais independentes e autoconfiantes.

Em diversos países e culturas, prover o sustento da família é tradicional e fortemente percebido como uma responsabilidade masculina; portanto, ter suas mulheres trabalhando faz com que alguns homens temam perder a sua posição tradicional como chefe da família, o que lhes causa um descontentamento com o fato de suas esposas desistirem de seus papéis e comportamentos tradicionais, como é esperado pela sociedade.

Às vezes, os homens têm medo de que sua mulher o abandone ou o traia com outro homem enquanto trabalha fora. Outros homens acreditam que a mulher, em geral, não deva deixar sua casa em hipótese alguma para trabalhar; eles acreditam que o mundo pode estragá-la ou que a mulher não seja capaz de se estabelecer no mundo fora de casa e longe da família.

Uma vez que a mulher está ganhando o próprio dinheiro, ela, muitas vezes, espera receber mais respeito, influência e reconhecimento dos familiares. Ela pode, por exemplo, querer desempenhar um papel mais significativo nas decisões familiares (por exemplo, sobre como gastar a renda familiar dali em diante). Muitos homens não gostam nem um pouco disso e preferem que sejam mantidos como o chefe inquestionável da família.

Esse tipo de conflito entre papéis pode levar a sérias divergências no âmbito matrimonial.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt021005