Quais são os conflitos mais comuns com relação às tarefas domésticas

From Audiopedia - Accessible Learning for All
Jump to: navigation, search
QR for this page

https://www.audiopedia.org/Quais_s%C3%A3o_os_conflitos_mais_comuns_com_rela%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0s_tarefas_dom%C3%A9sticas

Em diversos países, é tradição que somente as mulheres sejam responsáveis por cuidar da casa.

As mulheres cuidam dos maridos, pais e outros parentes, dos filhos, de pessoas doentes e de idosos. Elas pegam lenha, água para beber, preparam as refeições, lavam roupa, fazem a limpeza, a jardinagem, a colheita e, frequentemente, cuidam dos animais que a família possa ter.

Falta de acesso a infraestruturas para cuidados infantis e/ou serviços de apoio e de saúde em diversas regiões do mundo pode significar que tomar conta dos membros da família, além de outras tarefas domésticas das quais a mulher está encarregada, pode ocupar um tempo enorme da mulher e, rigorosamente, limitar a sua capacidade de assumir um trabalho remunerado.

Essas "tarefas domésticas" podem ser um grande fardo para uma mulher que é forte e saudável, e que tem o dia todo pela frente para se dedicar a elas. Tais tarefas podem, também, limitar muito a habilidade da mulher de assumir um trabalho remunerado, que além disso pode não conseguir lidar com o volume de trabalho que tem, se estiver debilitada ou doente.

Quando as mulheres solicitam a ajuda dos seus maridos, é frequente que eles se recusem a ajudá-las sob a justificativa de que "tarefas domésticas" são consideradas "trabalho de mulher", mesmo que as mulheres também trabalhem fora para ajudar a família financeiramente.

Por meio de estudos, demonstra-se que as mulheres nos países subdesenvolvidos, passam, em média, mais de três horas por dia em comparação aos homens, em trabalhos não remunerados, como tarefas domésticas, cuidado de crianças e de idosos da família. Por meio desses estudos também demonstra-se que as mulheres que têm muitos filhos pequenos, em especial, podem achar difícil cumprir todas as responsabilidades exigidas.

Além disso, enquanto em muitos países as mulheres são responsáveis pela casa, por educar os filhos e pela prestação de cuidados essenciais; elas têm pouca influência sobre decisões importantes relativas à família ou despesas do lar e, frequentemente, sentem-se excluídas dessas decisões.

Portanto, com frequência, o fardo do trabalho doméstico e dos cuidados infantis recai sobre as mulheres, enquanto as decisões mais importantes são feitas exclusivamente pelos homens, o que não é uma situação justa e pode levar a diversos conflitos entre parceiros.

Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt021007