Alguns alimentos nutritivos que devem ser oferecidos às crianças (com mais de 6 meses):
Alimentos básicos, como cereais (arroz, trigo, milho, painço, quinoa), raízes (mandioca, inhame, batatas) e frutas ricas em amido (banana e fruta-pão).
Alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, frango, peixe, fígado e ovos (devem ser oferecidos frequentemente).
Os produtos lácteos, como queijo, iogurte, requeijão e leite em pó (que pode ser misturado com outros alimentos como mingau). Estes são boas opções para crianças de 6 a 12 meses que receberam leite materno, já que são mais digestos que o leite normal.
Vegetais de folhas verdes e de cor de laranja, como espinafre, brócolis, cenoura, abóbora e batata-doce, pois são ricos em vitaminas.
Legumes, como grão de bico, lentilhas, feijão de corda, feijão-fradinho, feijão e feijão vermelho, ricos em uma variedade de proteínas, energia e ferro.
Óleos, especialmente de canola, soja, óleo de palma, manteiga ou margarina.
Sementes, incluindo manteiga de amendoim e outros frutos secos e sementes embebidas ou germinadas; como por exemplo, abóbora, girassol, sésamo ou melão (ricas em energia e algumas vitaminas).
Não é fácil fornecer todos os nutrientes que a criança necessita em uma dieta vegetariana, pois os alimentos de origem animal fornecem nutrientes essenciais, tal como o ferro. Crianças que seguem uma dieta vegetariana devem receber nutrientes adicionais na forma de comprimido ou pó, ou suplementos alimentares ricos em nutrientes.
O corpo não absorve bem o ferro presente em vegetais. Porém, algumas plantas, como leguminosas (feijão branco, grão de bico e lentilha), contêm maiores quantidades deste nutriente. O ferro é melhor absorvido quando consumido com alimentos ricos em vitamina C, como laranja e outras frutas cítricas.